Núcleo Acadêmico Simers

Área do sócio

Núcleo Acadêmico Simers

 

Importância da residência na formação médica é tema de evento no Núcleo Acadêmico Simers Voltar

26 17:19:00/04/2019

Imagem Capa Post Núcleo Acadêmico Simers

Como escolher e o que esperar da residência médica são alguns dos pontos abordados no curso Residências Médicas, promovido pelo Núcleo Acadêmico do Simers (NAS). O evento, realizado nos dias 23 e 24 de abril, apresentou aos estudantes algumas experiências deste importante período da formação médica em cinco grandes áreas da medicina.

Na primeira apresentação do curso, estudantes conheceram também o estudo Radiografia Médica, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que faz um panorama da profissão no Brasil. Os dados foram apresentados pela presidente do NAS, Bruna Favero, e pela diretora do grupo, Jeovana Ceresa.

As características da residência em cirurgia foram apresentadas pelo médico Thiago Kreutz Grossmann. Formado pela UFCSPA, Thiago acumula, entre outras experiências, estágio na Columbia University Medical Center (CUMC), em Nova Iorque. “A residência é o período onde mais se aprende. E também é um momento importante para o médico estabelecer contatos importantes para a sua carreira”, afirmou Thiago.

Formada em medicina pela Ulbra, a médica Andreza Teixeira Ribeiro falou sobre as características da residência e destacou o que os estudantes de medicina podem esperar da especialização. “A pediatria é um trabalho essencialmente humano, com forte interação com os pacientes. E o mercado está aberto para os estudantes que interessarem por esta especialização”, afirmou.

A médica da família e comunidade Karina Puls fez a primeira apresentação na segunda noite do evento, destacando a expansão da área. “Pelo SUS, atualmente há 6 mil médicos da família. Deveria haver 60 mil. Logo há muitas oportunidades”, destacou. Em seguida foi a vez de o médico Charles Schneider Borges discorrer sobre as características da residência médica em ginecologia e obstetrícia.

Fechando o evento, a médica clínica geral Tamie Hatori destacou a bagagem e o conhecimento que o médico adquire durante a residência. “Você pode levar uma vida legal apenas fazendo plantão. Mas não se deve perder o foco na residência, pois ela é essencial para o seu crescimento profissional”, destacou Tamie, que é diretora do Núcleo Médico Jovem e ex-diretora do NAS.

Loader

Fechar