Núcleo Acadêmico Simers

Área do sócio

Núcleo Acadêmico Simers

 

Simers Núcleo Acadêmico divulga as universidades vencedoras do Trote Solidário 2018/1 Voltar

04 18:05:00/07/2018

Imagem Capa Post Núcleo Acadêmico SIMERS

O Trote Solidário, realizado pelo Simers Núcleo Acadêmico, mais uma vez foi um sucesso. Foram 17 universidades participantes em todo o Rio Grande do Sul, com centenas de estudantes envolvidos em uma disputa saudável pela solidariedade. Ao todo, foram arrecadados 32.991 quilos de donativos e 703 doações  de sangue para oshemocentros/Bancos do Estado.

As universidades campeãs em doações foram:

 Porto Alegre: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

 Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo (UPF).

 Santa Maria: Universidade Franciscana (UFN)

 Pelotas: Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Reitora da UFCSPA, a médica Lucia Campos Pellanda ressalta o orgulho pela conquista na capital. “Para nós, esse resultado demonstra o quanto os nossos alunos são comprometidos e engajados. Nossa instituição preza muito pela qualidade da formação, mas sabemos que a qualidade não é só técnica, é também a questão humana. Então, começar no primeiro ano com uma causa solidária, para nós, é fundamental”, destaca.

Para o presidente do Simers Núcleo Acadêmico, William Stertz, o Trote Solidário destacou a vocação dos estudantes de Medicina para salvar vidas – desafio que terão de enfrentar durante toda a carreira como médicos. “O Trote Solidário, na sua 16ª edição, consolidou essa transição dos alunos do Ensino Médio para o Superior. Conseguimos manter a tradição de passagem sem a violência, sem a depreciação da imagem do ‘bixo’ e, principalmente, instigando neles o altruísmo.”

 

Curiosidades

De 2012 a 2018, o Trote Solidário arrecadou mais de 192 toneladas de alimentos – e uma tonelada basta para alimentar cerca de 2 mil pessoas por dia. No mesmo período, mais de 4.200 doadores de sangue participaram do Trote – uma doação de sangue pode beneficiar até quatro pessoas.

“O Trote é uma das primeiras atividades do estudante de Medicina, do futuro médico que tem relação próxima com a sociedade, com a cidadania. Então, eles começam a ser solidários já nos primeiros dias da graduação”, destaca o diretor do Simers André Wajner.

 

Sobre o Trote Solidário

O Trote Solidário é realizado pelo Simers Núcleo Acadêmico com o objetivo de transformar o ritual de passagem para a universidade em um momento saudável de solidariedade – evitando, assim, o chamado “trote sujo”. A iniciativa combina ações de doação de sangue pelos ingressantes das universidades de Medicina e de arrecadação de alimentos para comunidades carentes. Lançado em 2007, por estudantes de Medicina, o Trote Solidário é, hoje, uma referência nacional para acadêmicos, profissionais de saúde e toda sociedade.

 

Premiações

Como reconhecimento público, o Trote Solidário foi vencedor do:

Prêmio Top Cidadania 2013 da ABRH-RS;

Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2014 da ABRH-Nacional, na modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social/ Organização Cidadã.

Loader

Fechar