Núcleo Acadêmico Simers

Área do sócio

Núcleo Acadêmico Simers

 

NAS completa 10 anos focado no atendimento do futuro médico Voltar

07 16:36:00/08/2017

Imagem Capa Post Núcleo Acadêmico SIMERS

Atento às transformações do perfil do profissional de medicina e as suas necessidades, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), por meio do Núcleo Acadêmico (NAS), amplia a atenção e os projetos voltados aos acadêmicos. Evidência dessa importância é o novo espaço destinado aos estudantes, na sede do Sindicato, em Porto Alegre.

“Para nós é muito significativo a importância que o SIMERS dá ao ambiente acadêmico, ao estudante de medicina. É muito importante os futuros médicos já terem conhecimento sobre a atuação do Sindicato para poder receber o apoio do SIMERS. Completando uma década de Núcleo Acadêmico estamos com ótimos projetos funcionando, o próprio Trote Solidário já vai para a sua 14ª edição, além dos cursos que vamos oferecer para estudantes de todo o Estado”, destacou o presidente do NAS, Gustavo Pesenatto.  

O presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, ressalta a relevância de o Sindicato ampliar a sua capacidade para atender o futuro médico, desde a sua formação. “É uma enorme vitória para o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul ter conseguido aproximar os estudantes de medicina da visão do trabalho e da vida sindical. Isso implica na discussão de toda a situação da conjuntura da categoria médica, da saúde do país. É muito significativo para nós do SIMERS vermos a maneira como esse grupo cresceu e conseguiu se inserir nas Faculdades de Medicina pelo Estado”, salientou Argollo.

A vice-presidente do Sindicato, Maria Rita de Assis Brasil, reforça o mérito da aproximação com os acadêmicos e universidades.  “Acredito que as ações feitas através do Núcleo Acadêmico são exatamente a construção de vocês, estudantes, como indivíduos. Essa sala é a materialização de uma obra de vocês. Temos certeza de que estão construindo a própria história e estão tendo as opções para olhar o mundo e é isso que nós queremos”, disse.

Trote Solidário

Para os dirigentes, o Trote Solidário, uma das atividades do Núcleo Acadêmico SIMERS, que envolve um dia de doação de sangue e outro de arrecadação de alimentos não perecíveis em supermercados, mudou completamente a imagem que se tinha a respeito do “trote” como uma ação agressiva e violenta.

 “O Núcleo Acadêmico e o Sindicato conseguiram mudar a visão da sociedade a respeito do que serão os seus médicos no futuro através de um trote que consiste em arrecadar alimentos e sangue. Eles ainda não concluíram a faculdade de medicina e já estão ajudando pessoas, demonstrando solidariedade e espírito de colaboração, generosidade que serão extremamente úteis ao longo do curso e, principalmente, quando exercerem a profissão de médico”, ressaltou Argollo. Para Maria Rita, o Trote Solidário “é um exercício de cidadania, uma gincana, que reverterá em ajuda à sociedade”.

Promovido desde 2008, o Trote Solidário, uma das ações do Núcleo Acadêmico do SIMERS, é uma parceria com turmas de veteranos das Faculdades de Medicina e se tornou a maior iniciativa de recepção aos alunos que recém ingressaram em universidades. As atividades do Trote envolvem um dia de doação de sangue e outro de arrecadação de alimentos não perecíveis em supermercados. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano RS, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABTH-RS). Em 2014, o Trote Solidário arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil.

Loader

Fechar