Núcleo Acadêmico Simers

Área do sócio

Núcleo Acadêmico Simers

 

Caxias : Arrecadação de alimentos movimentou sábado de compras em supermercados Voltar

07 12:28:00/08/2017

Imagem Capa Post Núcleo Acadêmico SIMERS

O sábado (5) em que o salário de muita gente costuma se converter no famoso rancho, na primeira semana do mês, foi também de fartura na arrecadação de alimentos em Caxias do Sul. Sensibilizados pelos participantes do Trote Solidário, promovido pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) junto aos estudantes de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS), os frequentadores de cinco supermercados da cidade ajudaram a encher carrinhos de compras destinados a entidades assistenciais em vários pontos da cidade.

"Se pudesse, eu deixava um carinho cheio. Tem que doar. Se cada um der um pouco, a gente enche um caminhão", disse a diarista Maria Helena Valtrich, 63 anos.

A contribuição da moradora de Caxias do Sul foi deixada no Supermercado Andreazza, do Bairro Exposição, onde a abordagem dos clientes era realizada pelos estudantes Samantha Soares, 19 anos, do 2° semestre, Thaís Brandalise, 23, e Marcelo Horta Barbosa, 19, ambos calouros. "O pessoal passou em sala de aula explicando como era e convidando para o Trote e todo mundo topou na hora", revelou Marcelo.

No bairro São Leopoldo, a saída do Multimercado Condor ficou congestionada em alguns momentos, diante do acúmulo entre o  fluxo da loja e o de pessoas interessadas em colaborar com o Trote Solidário. Nicole Gelain de Lima, 19 anos, do segundo semestre, e Cristian Miguel dos Reis, 20 anos, do primeiro semestre, sensibilizavam clientes como a comerciante Roseli Mergen, 39 anos. "Já vi a turma em outros locais e quis ajudar. É uma bela ideia", salientou.

Saiba mais

Na primeira etapa do Trote Solidário 2017, realizada em março e abril, o projeto contabilizou 518 doadores de sangue e arrecadou 20,6 toneladas de alimentos não perecíveis. Em 2016, o Trote Solidário totalizou 832 bolsas de sangue, que beneficiaram mais de 3,3 mil pessoas (cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas) e arrecadou 34,6 toneladas de alimentos não perecíveis, que foram encaminhados ao Banco de Alimentos do RS.

Promovida desde 2008, a ação do NAS-SIMERS é uma parceria com turmas de veteranos das faculdades de Medicina e se tornou a maior iniciativa de recepção aos alunos que recém ingressaram em universidades. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano RS, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). Em 2014, o Trote Solidário arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil.

Loader

Fechar