Núcleo Acadêmico Simers

Área do sócio

Núcleo Acadêmico Simers

 

Encontro Estadual do NAS 2017 aborda gestão e formação do médico Voltar

08 11:41:00/06/2017

Imagem Capa Post Núcleo Acadêmico SIMERS

Gestão, liderança, formação política e filosófica dos médicos foram temas tratados no Encontro Estadual do Núcleo Acadêmico do SIMERS (NAS) 2017. Com o objetivo de promover a atualização acadêmica e a troca de experiências, a programação ocorreu na manhã e tarde de sábado (03) e lotou o auditório da sede do Sindicato. Representantes do núcleo, diretores da entidade e estudantes associados ao NAS participaram de palestras Alceu Alves da Silva, diretor superintendente do Hospital Mãe de Deus, e o médico Hélio Angotti Neto, coordenador do curso de Medicina do UNESC – Centro Universitário do Espírito Santo.

Alceu Alves da Silva abordou o tema Gestão e Liderança. Segundo ele, o médico é a figura central do processo assistencial e precisa se capacitar para a gestão e aprender a trabalhar tanto no modelo de assistência como no econômico de um hospital. “Ele tem que trazer todo o time para o processo de assistência, pois a integração é um princípio decisivo para o sucesso do trabalho”, destacou, complementando que a gestão profissionalizada é um movimento ligado a recursos e resultados, em um momento de tão pouco investimento na área da saúde. “O médico é o gerador de receitas e despesas e é um grande parceiro estratégico para o hospital”, afirmou. Para o diretor, a gestão médica deve ter a sustentabilidade de um sistema eficiente e eficaz que envolve tecnologia, processos definidos, pessoas qualificadas, recursos financeiros, ferramentas de gestão e de avaliação de resultado.    

Lembrando a pesquisa do Ibope que apura a confiança dos brasileiros nas instituições, os médicos obtiveram o 1ª lugar com 81% dos votos, Silva enfatizou a importância desse profissional junto à sociedade e antecipou o futuro da categoria. Segundo ele, o médico será cada vez mais valorizado, sua relação com os hospitais se tornará cada vez mais profissionalizada e haverá maior obediência dos aspectos legais da profissão. Além disso, terá melhor remuneração - associada à cobrança de resultados, precisará investir no desenvolvimento científico e terá que saber conciliar a variabilidade da prática médica e consciência das questões econômico-financeira.  Sua liderança estará sempre vinculada à habilidade de gerar e manter a confiança das pessoas, ter compromisso consigo mesmo, com sua equipe e com a própria organização que trabalha.  

Para o presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, o encontro do NAS foi extremamente importante, pois  aproximou os acadêmicos do Sindicato, assim como o SIMERS dos acadêmicos, que serão as nossas futuras lideranças e nossos futuros associados. Além disso, segundo Argollo, foi uma oportunidades para assistir a excelentes palestras, que certamente fizeram com que todos saíssem enriquecidos.

Loader

Fechar