Núcleo Acadêmico Simers

Área do sócio

Núcleo Acadêmico Simers

 

Semana Acadêmica NAS proporciona o debate sobre assuntos complementares Voltar

25 17:09:00/10/2016

Imagem Capa Post Núcleo Acadêmico SIMERS

Na tarde do dia 18 de outubro, teve início a primeira Semana Acadêmica promovida pelo Núcleo Acadêmico do SIMERS (NAS), no auditório da sede do SIMERS. Durante o evento, os estudantes tem a possibilidade de debaterem com os palestrantes temas que não são discutidos em sala de aula como política e empreendedorismo, sem deixar a medicina de lado. A Semana acadêmica foi até o dia 20 e ao final dos encontros, os acadêmicos que participaram receberam certificado de presença.

Em discurso de abertura, a Vice- presidente do NAS, Gisele Belloli, agradeceu a união da equipe dos acadêmicos que colaboraram para que o evento fosse concretizado. “Realizar a semana acadêmica foi realmente um desfio grande, mas com a união do Núcleo, conseguimos concretizar o evento”.

 No primeiro encontro, o tema abordado foi medicina, saúde pública e política, com o diretor do Sindicato Médico, Fernando Waldemar.  Em tom de bate papo , os estudantes fizeram perguntas e refletiram  a importância do médico entender questões políticas de maneira geral, mas principalmente sobre o sistema de saúde “O assunto é instigante , pois muitas vezes os médicos em início de carreira acham que não devem se envolver em nada de política, porém tem que saber onde está inserido. Então, debater, esclarecer alguns pontos, mostrar o quanto é interessante ter conhecimento mais amplo da situação da saúde do nosso país e analisar o ponto de vista dos acadêmicos é muito importante”, analisa o diretor do SIMERS,Fernando Waldemar.

Já a segunda noite da Semana Acadêmica foi dedicada a discutir o exercício da medicina a partir de três casos clínicos distintos. Os médicos Marcos Vinícius Ambrosini Mendonça, Paulo Ricardo Mottin Rosa e Winston Weber Benjamin conduziram a conversa com os acadêmicos a partir de situações que passaram pela unidade básica de saúde, emergência e enfermaria.

O objetivo foi instigar que os futuros médicos começassem a entender o processo do diagnóstico, como avaliar os sintomas e a importância de também pedir ajuda quando necessário. Como exemplo principal eles citaram o TelessaúdeRS,  que permite o contato com especialistas das mais diversas áreas para tirar dúvidas e definir encaminhamentos.

Na última noite de evento, o assunto foi liderança e empreendedorismo na medicina. Com o intuito de analisar o mercado da medicina e explicar como os médicos podem desenvolver negócios na área da saúde, o médico do trabalho e co-fundador do grupo BR MED, Vander Corteze e o médico anestesista , co- founder da Grow Plus, Cristiano Englert, ministraram palestras e debateram com os alunos sobre o tema. “Enxergo de maneira muito positiva o sindicato do Rio Grande do Sul tendo esse tipo de evento. Venho do Rio de Janeiro e lá isso não é uma realidade”, diz Vander.

O médico do trabalho também enxerga que cada vez mais os médicos mais jovens estão buscando empreender, porém deve haver cautela na escolha. “Com certeza os médicos estão buscando mais o empreendedorismo. Existe nos últimos anos, o movimento de fomento ao empreendedorismo. Acho muito importante, mas com devida atenção. O empreendedorismo deve ser incentivado, porém para pessoas que se identificam e possuem as habilidades necessárias”, analisa.

 

 

Loader

Fechar