Núcleo Acadêmico Simers

Área do sócio

Núcleo Acadêmico Simers

 

Começa a 4ª edição do Curso de Especialidades promovido pelo Núcleo Acadêmico do SIMERS Voltar

14 17:42:00/09/2016

Imagem Capa Post Núcleo Acadêmico SIMERS

Na faculdade, quando o final do curso se aproxima, muitas dúvidas começam a preencher os pensamentos dos acadêmicos. No caso dos futuros médicos, todas as questões envolvendo mercado de trabalho, rotina e até empreendedorismo, surgem no momento de decidir qual especialidade escolher. É justamente para sanar todas essas dúvidas e esclarecer pontos que normalmente não são abordados nas salas de aula, que o Núcleo Acadêmico do SIMERS (NAS) promove o Curso de Especialidades envolvendo palestras de profissionais de diversas áreas da medicina. Em Porto Alegre, o evento está na sua 4ª edição e teve início no final da tarde desta quarta- feira (14), no auditório do SIMERS.

No primeiro dia de curso, os estudantes puderam prestigiar a palestra de quatro médicos sobre medicina interna, coloproctologia, dermatologia e cardiologia “O mais importante do curso de especialidades é que estamos trazendo temas que deveriam ser abordados na faculdade e são essenciais para a vida, além de fazer com que o acadêmico tenha a capacidade mínima para decidir qual área seguir. Sou preceptor e vejo muitos ainda bem despreparados para ser um profissional”, salientou o diretor do SIMERS, André Wajner, na abertura do evento.

Durante o encontro, além de aprenderem sobre a rotina das especialidades, os acadêmicos também tem a oportunidade de escutarem dicas dos especialistas do que se deve levar em conta no momento de decidir qual caminho trilhar. “Eu gostaria de ter feito esse curso quando eu estava na faculdade. Acho que é muito importante para ter uma ideia do mercado de trabalho. O importante é ir atrás de como são as rotinas de cada especialidade. Acho que o que tem que mover a escolha é ter prazer no que se faz”, diz o médico de medicina interna, Paulo Ricardo Mottin.  Para a coloproctologista, Laura Moschetti, o curso significa uma rara oportunidade para que os estudantes saibam a verdadeira rotina de cada área. “Durante nossa formação, não temos nenhum contato com assuntos como políticas públicas e do dia a dia de cada especialidade. Essa oportunidade de absorver todas essas informações é única para os acadêmicos”, afirma. A médica completa dizendo que a escolha deve ser tomada a partir de estágios e do gosto de cada aluno.

Após cada palestra, é o momento do bate papo. Cada especialista reserva um tempo para conversarem e tirarem dúvidas dos acadêmicos. “Estudamos diversas patologias comuns, raras, difíceis de tratar, porém na hora de escolhermos a especialidade, não temos a menor noção de como é o dia a dia, o mercado de trabalho. E esse tipo de informação costumamos saber de boca a boca, mas muitas vezes  contam a visão deles e não todas as possibilidades que se tem”, explica a Presidente do NAS, Barbara Dalla Corte.

O Curso de Especialidades encerra nesta quinta- feira (15). O encontro está agendado para às 18:30, na sede do SIMERS, com mais quatro palestras sobre:  anestesia, endocrinologia, medicina de emergência e cirurgia plástica.

 

 

 

Loader

Fechar