Núcleo Acadêmico Simers

Área do sócio

Núcleo Acadêmico Simers

 

Medicina contemporânea tema de encontro do Núcleo Acadêmico Voltar

15 10:58:00/09/2015

Imagem Capa Post Núcleo Acadêmico SIMERS

O Núcleo Acadêmico do SIMERS (NAS) realizou neste sábado (12), no auditório do Sindicato, seu Encontro Estadual, que recebeu participantes de 10 cidades, inclusive de outros Estados. O evento destinado a estudantes de Medicina teve como foco o debate do cenário atual para os futuros médicos. Os acadêmicos vieram de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, Lajeado e Passo Fundo, e os palestrantes de Paraná e São Paulo.

Na palestra ‘Medicina 3.0’, o médico e diretor do portal Academia Médica, Fernando Carbonieri, de Londrina (PR), falou sobre a tecnologia a serviço da saúde e da relação médico-paciente num mundo com informações tão acessíveis. Carbonieri, que também é editor associado da Revista do Médico Residente do Conselho Regional de Medicina do Paraná e consultor de comunicação em saúde, disse que muitos médicos ainda não entenderam que a tecnologia veio para ajudar.

“A forma de comunicar, tanto entre os médicos como entre pacientes, mudou. Mas muitos de nós ainda não entenderam essa revolução da informação. Hoje tudo está completamente disponível, e temos que agregar isso para ajudar melhor os pacientes que nos procuram.”

Em seguida, o assunto foi ‘Comunicação e Empreendedorismo no Século XXI’, abordado pelo publicitário paulista André Vasquez. Sócio fundador da agência Radiola Design & Publicidadeproprietário do clube de cerveja Oh My Beer e consultor do SEBRAE para novos negócios, o palestrante falou de forma bem-humorada da importância de conhecer e utilizar as ferramentas disponíveis para se comunicar e empreender de maneira independente, fazendo uso das novas formas de comunicação e canais de contato. “Isso vai futuramente permitir ao médico exercer sua profissão de maneiras que nem sabemos ainda”, apontou.

Os acadêmicos também puderam conhecer o trabalho do NAS, apresentado pelo presidente Tadeu Ludwig. Ele falou sobre a atuação do grupo pelo Rio Grande do Sul, com importantes ações, como o Trote Solidário. Também houve espaço para debate e organização de projetos locais nas regiões que possuem cursos de Medicina, e que poderão ser levados adiante pelo Núcleo. Encerrou o encontro o vice-presidente do NAS, Vinicius de Souza, que falou sobre o ‘Panorama de Politicas Médicas e a Associação dos Estudantes de Medicina (Aemed)’.

Para Ludwig, o Encontro Estadual NAS vem para preencher uma lacuna que existe nos cursos de Medicina. “Vimos palestras totalmente diferentes do que aprendemos na faculdade, com novas visões do mercado, e que vão influenciar na nossa forma de empreender e comunicar.” Ele também comemorou a presença de estudantes de diversas regiões: “Englobamos acadêmicos de praticamente todo o Estado. São lideranças que vêm para este brainstorming, e nos ajudam a chegar aos estudantes gaúchos e nos inserir melhor em sua vida acadêmica”.

Loader

Fechar