Núcleo Acadêmico Simers

Área do sócio

Núcleo Acadêmico Simers

 

Descontração marca o Trote Solidário em Rio Grande Voltar

31 08:51:00/03/2015

Imagem Capa Post Núcleo Acadêmico SIMERS

O clima descontraído marcou a edição do Trote Solidário em Rio Grande este ano. Bixos e veteranos de Medicina da Universidade do Rio Grande (FURG) se mobilizaram durante toda a semana para a doação de sangue. No sábado (28), a ação arrecadou alimentos e produtos de limpeza nos supermercados Big, Maxxi, Guanabara e Nacional. “Acho que para eles é uma experiência muito boa. Eles acabam tendo esse contato com a comunidade e vendo que gestos simples fazem muita diferença”, analisou a integrante do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS), Tatiane Santos.

Mais de 80 alunos participaram da arrecadação, que contou ainda com a parceria da Acolhida Cidadã, organizada pela Ordem DeMolay e a Faculdade de Medicina da FURG. “O nosso lema é que todos nós juntos somos melhores que sozinhos", considerou Obirajara Rodrigues, professor de Medicina e coordenador do projeto Acolhida Cidadã. O Trote também coletou chocolates para a Páscoa Solidária dos Escoteiros.


Para animar a campanha e conquistar doadores, os estudantes levaram violão, balões e cartazes aos pontos de coleta.  “A galera vai chegando e a gente vai tocando para eles e parece que estimula a doarem mais”, afirmou a bixo Carolina Bello. “Nós resolvemos aproveitar esse momento de muita felicidade na nossa vida, que é passar para a faculdade, e usar essa alegria para ajudar as pessoas", ressaltou a aluna Layna Germano.

Os alimentos doados foram entregues ao Banco de Alimentos (BA) de Rio Grande, que atende 39 instituições. “A distribuição vai ser por perfil de instituição. Aquelas que fazem alimentação diária irão receber em maior quantidade e aquelas que são esporádicas, em menor quantidade, mas todas serão assistidas”, garantiu a gerente do BA Sheron Gonçalves Macedo.

De acordo com o aluno do 6º ano de Medicina e um dos organizadores da iniciativa na cidade, Fernando Uberti Machado, esta é a segunda edição do Trote Solidário em Rio Grande. “Esse ano já tivemos uma participação bem maior dos alunos. São dois objetivos: ajudar as pessoas, seja por doação de sangue, seja por arrecadação de alimentos, e também demonstrar um compromisso social dos estudantes de Medicina desde o início do curso”, ressaltou.


 

Loader

Fechar